Quase 140 estudantes, vítimas no início deste mês de um dos maiores sequestros em massa dos últimos anos na Nigéria, foram libertados ilesos, anunciaram neste domingo (24) o exército e as autoridades locais.

Os alunos têm entre 8 e 15 anos, segundo a imprensa.

“Os 137 reféns, 76 meninas e 61 meninos, foram entregues no estado de Zamfara e serão entregues ao governo do estado de Kaduna”, onde foram sequestrados, disse o porta-voz do exército, general Edward Buba.

De acordo com o governador do estado de Kaduna, Uba Sani, os alunos sequestrados da Escola Kuriga foram encontrados “sãs e salvos”.

Os estudantes foram raptados em 7 de março por homens armados da sua escola na aldeia de Kuriga, no noroeste da Nigéria, o país mais populoso da África, palco de sequestros em massa nos últimos anos.

As chamadas gangues ou “bandidos” são geralmente responsáveis por esses sequestros massivos que ocorrem na parte noroeste e centro-norte da Nigéria.

Estes grupos têm frequentemente como alvo escolas, aldeias e estradas onde podem raptar rapidamente um grande número de pessoas em troca de resgate.

Oficialmente, o pagamento de resgates é proibido por uma lei de 2022 e as autoridades sempre negam qualquer pagamento quando os reféns são libertados após negociações com os sequestradores.

Muitas vítimas de sequestros em massa continuam desaparecidas.

lcm/mas/pc/an/aa