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O mistério em torno da autoria da pintura Brécy Tondo foi desvendado. Agora, tanto pessoas leigas quanto os especialistas vão poder apreciar e também analisar o quadro tendo a certeza de que foi pintado por Rafael de Sanzio (1483-1520). A confirmação foi feita por cientistas da Universidade de Nottingham, na Inglaterra. Ocorre, no entanto, que a descoberta não aconteceu da forma tradicional, ou seja, por artistas consagrados ou renomados intelectuais que se dedicam a estudar o tema por anos. Dessa vez, os pesquisadores são especialistas em tecnologia e valeram-se da inteligência artificial. Com o dispositivo tecnológico comparou-se Brécy Tondo a Madona Sistina, também de Rafael.

As magníficas pinturas têm dimensões e elementos diferentes, mas ambas trazem como figura central Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços. Foi o que permitiu a verificação. As partes das pinturas escolhidas para o cotejamento foram os rostos femininos e das crianças — e os resultados apresentaram semelhança de 97% e 86%, respectivamente. Os pesquisadores asseguram que, quando se alcança porcentagem comparativa superior a 75%, como Brécy Tondo, pode-se atestar que os dois quadros foram pitados pela mesma pessoa. Hassan Ugail, cientista que está à frente do trabalho, afirmou à imprensa britânica que o olho humano consegue perceber apenas o que é obvio. “Já o computador pode ver profundamente, em milhares de dimensões, em nível de pixel”, disse ele.

“A tecnologia confirmou o que os especialistas já davam como certo”, afirma Edna Stradioto, artista plástica e fundadora do Artrilha. Ela explica que, desde a década de 1980, peritos em arte renascentista e também em Rafael Sanzio fazem a associação entre Brécy Tondo e outras obras do mestre renascentista. “Existem características no trabalho de Rafael que ele repetiu em muitas pinturas”, pontua ela. Tais especificidades, segundo Edna, estão ligadas ao formato das imagens e às cores escolhidas, principalmente nas roupas. “Em Rafael, quase sempre os mantos são apresentados com tom azul e os vestidos em vermelho”. As feições dos desenhos também se repetem: os contornos dos corpos arredondados e traços dos rostos. “É como se Rafael de Sanzio estivesse vivo e tivesse acabado de pintar Brécy Tondo”, finaliza Edna. George Lester Winward (1934-1997), colecionador de arte britânico, adquiriu Brécy Tondo em 1981 e estava convencido de que Rafael de Sanzio era o seu autor. Por isso ele criou a fundação The de Brecy Trust, onde o quadro está exposto.

PESQUISA Hassan Ugail, perito em tecnologia da computação: impressionante descoberta (Crédito:Divulgação)