Uma estátua do ex-presidente americano Donald Trump nu foi inaugurada em uma rodovia interestadual próxima de Las Vegas, em Nevada (EUA), durante o sábado, 28. A estrutura, que possui cerca de 13 metros de altura e pesa 2,7 toneladas, é composta por espuma. O Partido Republicano repudiou a construção, a classificando como “deplorável”.
De acordo com os criadores da imagem, que optaram por não terem suas identidades reveladas, a obra é uma “declaração ousada sobre transparência”. A estátua foi retirada do local nesta segunda-feira, 30, após os envolvidos pela sua construção divulgarem a intenção de posicioná-la em outros “swing states”. As informações são do “The Independent” e da “Sky News”.
+ Trump pede repressão ‘violenta’ da criminalidade e insulta Harris
+ Homem acusado de tentar assassinar Trump na Flórida se declara inocente
Confira um vídeo:
Segundo os responsáveis pela estrutura, a estátua representa uma forma de promover discussões sobre a falta de transparência no cenário político, além de mostrar a vulnerabilidade e as personalidades de figuras políticas ao público. Conforme os criadores, a obra levaria as pessoas a “pensar criticamente”. A efígie foi nomeada de “Crooked and Obscene”.
O Partido Republicano demonstrou repúdio à construção e condenou a “deplorável estátua”. “Enquanto famílias dirigiam por Las Vegas, elas eram forçadas a ver essa ‘marionete’ ofensiva, projetada intencionalmente para causar choque ao invés de um diálogo”, pontuou a legenda.
Em 2016, cinco estátuas do ex-presidente americano nuas foram colocadas em Nova York, São Francisco, Los Angeles, Cleveland e Seattle. Na ocasião, as estruturas faziam parte do projeto “O Imperador Não Tem Bolas”, realizado pelo coletivo Indecline.