O Directv Music Hall parecia pequeno para tantas celebridades. Na noite de segunda-feira 18, cerca de 700 personalidades das áreas de política, comunicação, cultura e economia lotaram uma das casas noturnas mais prestigiadas de São Paulo durante a cerimônia de entrega dos prêmios Brasileiro do Ano, da revista ISTOÉ, Personalidade do Ano, da ISTOÉ GENTE, e Empreendedor do Ano, da DINHEIRO. No discurso de abertura, o editor e diretor responsável pela Editora Três, Domingo Alzugaray, disse que a homenagem se destinava ao “pequeno grande grupo de homens e mulheres que acreditam no futuro do Brasil e se destacaram no ano 2000 representando o desejo de 120 milhões de brasileiros de tornar o País mais próspero e justo”.

O principal homenageado da noite foi o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, eleito o Brasileiro do Ano pela revista ISTOÉ. Ao receber o certificado e o troféu das mãos de Alzugaray e do diretor de redação, Hélio Campos Mello, ele fez um discurso entusiasmado, dedicando o prêmio aos 65 milhões de estudantes e aos dois milhões de professores brasileiros. “Este troféu foi uma homenagem à Educação, e não só a mim. Sinto-me lisonjeado, ainda mais porque uma premiação como essa segue a linha da ISTOÉ, de valorizar o que há de melhor no País em todas as áreas”, disse.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS), escolhido o Político do Ano pela ISTOÉ, declarou estar otimista em relação à melhoria da imagem da classe política. “Espero que no novo milênio não só um político, mas todos sejam dignos de prêmios”, disse Simon. Vários colegas de partido prestigiaram o senador, como o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (SP), os senadores José Sarney (AP), Renan Calheiros (AL), além do ex-senador Gilberto Miranda. “Foi uma grande justiça a premiação de Pedro Simon, um parlamentar que honra a classe política”, declarou Sarney. Ao lado de pesos pesados do PMDB, compareceram o ministro Andrea Matarazzo, secretário de Comunicação do governo, os deputados federais Antônio Kandir (PSDB-SP), Emerson Kapaz (PPS-SP), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e vários representantes do PT. Os deputados José Genoíno (SP) e Aloízio Mercadante (SP) e o economista Guido Mantega dividiam a mesa com o jornalista Nirlando Beirão e Jô Soares, eleito pela Istoé Gente a Personalidade do Ano em Comunicação. “Não é um mérito somente meu. Espero, no próximo ano, continuar contando com as façanhas do governo para tentar ganhar o prêmio pela segunda vez”, brincou Jô.