A procura por produtos cada vez mais naturais é uma tendência em cosméticos. Afinal, eles ajudam a tratar da pele sem provocar grandes traumas e apresentam resultados às vezes surpreendentes. A mais nova estrela dessa categoria é a kinerase, uma nova substância que promete tratar manchas e rugas de forma bastante delicada. Diferente dos ácidos glicólico e retinóico, ela não causa alergia, não descama a pele e não é fotossensibilizante, ou seja, pode ser usada inclusive durante o dia. “A kinerase age discretamente dando maciez à pele. Ela pode facilmente virar um hábito e não um incômodo”, conta a dermatologista paulista Mônica Fiszbaum.
O que permite tamanha delicadeza é o fato de a kinerase ser produzida a partir de fito-hormônios (hormônio vegetal), substâncias responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento das plantas. A tendência de se adicionar esses componentes aos cosméticos surgiu recentemente. Ao contrário dos hormônios animais, proibidos para uso cosmético porque podem penetrar na pele e elevar a concentração hormonal do paciente, os fito-hormônios têm ação restrita. Agem apenas na superfície da pele. “Sua estrutura molecular não passa para as camadas internas da pele e não chega a cair na circulação sanguínea”, explica o farmacêutico Marcelo Ariel, de São Paulo. A kinerase fortaleceria os tecidos de sustentação da pele (colágeno). Por enquanto, porém, o produto ainda é privilégio de poucas. Isso porque o inconveniente da nova formula é o preço. O produto, que ainda não é comercializado no Brasil, precisa ser comprado em importadorasnas quais o pote sai por R$ 150, em média.
 

Versátil, a kinerase pode ser utilizada em associação com outros tratamentos. Ela é usada, por exemplo, em conjunto com o botox, toxina purificada produzida por uma bactéria que age paralisando os músculos temporariamente, atenuando marcas de preocupação e expressão. Inicialmente utilizado somente em volta dos olhos, o botox já está sendo aplicado no pescoço e ao redor da boca. Quem faz a associação entre a kinerase e o produto está satisfeito. A publicitária Wanda Maria Perdigão, 40 anos, faz o tratamento conjunto há cerca de dois meses. “A kinerase é suave, ajuda a diminuir as manchas. E usando junto com o botox, minha pele ficou melhor ainda”, conta.
 

Apesar dos resultados mostrados até agora, os especialistas acreditam que ainda é cedo para avaliar o verdadeiro poder da kinerase. “Em laboratório, a substância mostrou boa capacidade de ação antienvelhecimento. Mas na prática ela ainda está sendo utilizada há pouco tempo”, acredita a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo.