Bem-Estar
Mais calma, menos dor
Mais calma, menos dor Alongamento e meditação diários promovem alívio a quem sofre de fibromialgia, mal que provoca dores musculares generalizadas, cansaço e distúrbios de sono. Segundo pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, essas atividades são até mais eficazes que antidepressivos, antiinflamatórios e relaxantes adotados isoladamente. Técnicas de ioga, por exemplo, trouxeram redução da dor e da fadiga.

Nutrição
Cálcio sabor laranja
Cálcio sabor laranja Boa notícia para quem precisa de doses extras de cálcio para proteger os ossos ou prevenir doenças causadas pela carência do mineral, como a osteoporose. O novo composto Calcihell, lançado pela Ativus Farmacêutica, oferece 500 mg de cálcio aminoácido quelato (cálcio + moléculas do aminoácido glicina) em pó por envelope e tem sabor laranja, para facilitar a ingestão. Deve ser misturado à água, mas, como não é efervescente, é livre de sódio e, portanto, adequado para pessoas com restrição ao sal.

Diabetes
Qualidade nacional
Qualidade nacional O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, recebeu mais um atestado de qualidade, desta vez da Joint Commission International Accreditation, entidade americana especializada na avaliação de serviços de saúde. “É um reconhecimento do nosso trabalho”, afirma Reynaldo Brandt, presidente do hospital.

Boa Notícia
A proteína do desejo
Se a libido anda em baixa, anote aí: DARPP-32. Essa é a sigla de uma proteína que desempenha um papel fundamental no desejo sexual. Cientistas americanos, que fizeram a descoberta, afirmam que uma droga capaz de agir sobre a DARPP-32 poderá fazer o que até agora nenhuma droga contra a impotência faz: acender o desejo pelo sexo.

 

SUA DÚVIDA
Beleza
Tenho cabelos brancos desde 23 anos e gostaria de saber se, atualmente, existe algum método de combatê-los, sem que tenha de recorrer a tinturas.
Edenize Peres, por e-mail

Existem produtos que prometem escurecer os fios brancos gradativamente. São sais metálicos, substâncias que aderem na cutícula do cabelo. O problema é que os sais são quimicamente incompatíveis com as tinturas comuns, ou seja, depois de usá-los não é possível colorir os cabelos por que a tinta não pega. Mas hoje há preocupação de produzir tintas menos agressivas e benéficas para os fios. A outra possibilidade são os tonalizantes, que duram em média quatro semanas e podem ser usados com frequência.
Wandy Cancian, Centro de tecnologia e beleza do Senac

Pterígio
TTenho pterígio, aquela “pelinha” que cresce no canto do olho. Fico com os olhos vermelhos e só consigo amenizá-los com colírios. Tenho 22 anos e um especialista me disse que ainda é cedo para operar. O que devo fazer?
Wagner Cunha, D. Quintino, (CE)

Os colírios usados nesse caso, em geral, imitam a função da lágrima e servem para lubrificar o olho. Quanto à indicação cirúrgica, a idade não é o fator mais importante para determinar se o paciente deve ser operado. O que conta é saber se aquela “pelinha” está progredindo ou não sobre o olho. Paulo Augusto de Arruda Mello, oftalmologista, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)