Carne ensopada com casca de melancia, refogado de cevadinha, brigadeiro de mandioca. Esses são alguns dos mais de 330 pratos do programa “Alimente-se Bem com R$ 1”, criado em 1999 pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e que percorre as empresas paulistas pregando o aproveitamento integral dos alimentos. Na semana passada, foi a vez de os funcionários da gráfica da Editora Três, em Cajamar, cidade da região metropolitana de São Paulo, receberem a unidade móvel do programa – uma cozinha didática montada em cima de uma carreta e equipada com o que há de mais moderno em termos de eletrodomésticos.

A parceria entre a Três e o Sesi-SP, acertada durante um café da manhã que contou com um cardápio preparado na cozinha itinerante, na quarta-feira 23, prevê cursos educativos sobre alimentação econômica e aproveitamento integral dos alimentos. O aluno põe, literalmente, a mão na massa quando da preparação de pratos saudáveis e baratos, além de ter aulas de planejamento de compras, reconhecimento, armazenagem e higiene de produtos alimentícios. A idéia do curso, com carga horária de dez horas, é beneficiar os mais de 600 funcionários da gráfica.

Desde que foi criado, o programa tem como principal objetivo difundir a cultura do não desperdício. Nesses seis anos, foram beneficiadas mais de 183 mil pessoas em cerca de 522 empresas e prefeituras no Estado de São Paulo. A estrutura conta hoje com 34 cozinhas (restaurantes educativos), sendo seis unidades móveis, espalhadas em nove centros de atividades do Sesi-SP. “A idéia é despertar nos trabalhadores conceitos mais abrangentes de cidadania e de atenção ao desperdício”, diz George Tomic, diretor regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em tempo: o brasileiro é campeão em desperdício não só de alimentos, mas também de energia, água e materiais de construção. Iniciativas como a do Sesi e de outras entidades da sociedade civil podem ajudar na criação de uma nova mentalidade em relação à utilização racional das nossas riquezas e recursos naturais.