Informação sobre esclerose múltiplaEstá funcionando mais um site dedicado à esclerose múltipla, doença que pode afetar os movimentos e a visão, entre outros efeitos. No endereço, é possível encontrar todas as informações sobre a enfermidade, além de orientações práticas de como conviver com a doença. Por enquanto, as dicas estão disponíveis em espanhol, mas em breve haverá textos em português. O endereço é www.lavidaconesclerosismultiple.net

Nada como a voz da mamãe…
Estudo realizado no Hospital Infantil Penn State, nos Estados Unidos, mostrou que a voz dos pais é o melhor remédio para acalmar crianças hospitalizadas. O trabalho foi feito com pacientes que respiravam com a ajuda de aparelhos. Os cientistas colocaram para as crianças ouvirem uma fita com músicas calmas, outra com canções tranquilas e a voz de um dos pais e outra sem nenhum som. Ao escutarem a voz do pai ou da mãe, as crianças se acalmavam muito mais. Os pesquisadores esperam que, a partir desse e de outros estudos, seja possível incentivar a presença dos pais perto dos filhos quando eles estiverem internados.

Protetor em mousse
A Johnson & Johnson lançou o primeiro protetor solar em formato mousse do mercado nacional. De acordo com a empresa, o produto tem fácil aplicação e é rapidamente absorvido pela pele. O Sundown Mousse custa cerca de R$ 18 e tem fator de proteção 25.

Próstata

Tenho 51 anos e minha próstata está inchada. O médico indicou cirurgia. Mas há risco de impotência?
Daniel Soares, Rio

Com essa idade, é pouco provável que a próstata tenha crescido a tal ponto que necessite de cirurgia. Procure outro médico para avaliação de seu caso. Mas saiba que hoje existem remédios de primeira linha para tratar o crescimento da próstata. Apenas entre 20% e 25% dos pacientes precisam ser operados. E muito raramente a operação da próstata causa disfunção erétil.
Joaquim Claro, professor de urologia da Universidade Federal de São Paulo

Anticoncepcionais

Li sobre anticoncepcionais que podem ser tomados sem dar pausa para a menstruação. Isso pode fazer mal a minha saúde?
Lídina Santos,
Nisia Floresta, RN

Os anticoncepcionais existentes podem ser compostos de dois hormônios (estrógeno e progesterona), em maior ou menor dosagem. Também podem ser feitos apenas por um tipo de hormônio, a progesterona. Esses costumam ser os indicados para uso ininterrupto, que suspendem a menstruação por determinado período. Até agora, não existem evidências científicas de prejuízo da saúde com o uso desses anticoncepcionais.
Paulo Olmos, ginecologista e especialista em reprodução humana