As tendinites – inflamações nos tendões – estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. Mas um novo equipamento promete trazer alívio ao problema. O Ossatron, aparelho baseado no uso de ondas sonoras, vem se mostrando bastante eficiente contra a doença. Em geral, basta apenas uma aplicação para que a inflamação desapareça. Por enquanto, o único equipamento disponível na América Latina está funcionando no Hospital Santa Rita, em São Paulo.

As ondas sonoras liberadas provocam um efeito analgésico e antiinflamatório na região tratada. Além disso, elas quebram eventuais calcificações que possam existir no local da inflamação. De acordo com estatísticas internacionais, o índice de cura de tendinite de ombro, por exemplo, é de cerca de 75%. No entanto, o Ossatron só funciona em tendinites crônicas e localizadas em tendões próximos aos ossos (apenas nessas condições as ondas apresentam resultado).

A aplicação dura cerca de 20 minutos e, depois de duas horas, o paciente deixa o hospital. “A técnica não agride e não tem efeitos colaterais”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos, integrante da Sociedade Brasileira de Terapia de Ondas de Choque. O método também é indicado contra outros problemas ortopédicos. Entre eles estão as pseudoartroses (fraturas não curadas em razão da falta de calo ósseo) e a fascite plantar, conhecida como esporão de calcâneo (calcificação na parte inferior do calcanhar).