Cabeleira farta

Já estão no mercado dois xampus da linha Elsève Homem que prometem fortalecer os fios. Um é indicado para cabelos finos (Re-Volumizador). O outro, para evitar a queda (Prevenção). Os itens contêm um princípio ativo que atua na raiz. O Re-Volumizador leva ainda uma substância, o Regenium-XY, que, segundo o fabricante, deixa a cabeleira mais densa.

Olho na cintura

Para calcular riscos cardíacos, a circunferência da cintura é mais importante do que o Índice de Massa Corpórea (o peso dividido pela altura ao quadrado). Esse é o resultado de um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Foram avaliados 10.969 pacientes. Homens com cintura entre 89 cm e 101 cm estão tão ameaçados quanto obesos (IMC = 30). Para as mulheres, o perigo começa com 83 cm. A gordura na região está mais ligada a alterações no colesterol e na pressão.

Bebê grande, adulto endinheirado

Se ao completar um ano, o bebê estiver com mais de 80 cm, comemore. É o que sugerem pesquisadores da Universidade de Southampton (Inglaterra) e do Instituto de Saúde da Finlândia. Eles estudaram a trajetória de 4.630 homens. Aqueles que superaram a medida ganharam, em média, 50% mais dinheiro do que os demais.

Remédio contra cocaína?
Um composto similar à substância benztropina (remédio contra o mal de Parkinson, doença cerebral) pode tratar a dependência de cocaína. Pesquisa preliminar mostrou que o produto bloqueou em ratos o efeito eufórico causado pela droga. O trabalho foi publicado no Journal of Neuroscience.
 
 
Aparelho para derrame
Engenheiros da Universidade de Cardiff (Reino Unido) estão desenvolvendo um aparelho capaz de aperfeiçoar o atendimento de vítimas de derrame cerebral. Batizada de Alladin, a máquina monitorará o paciente, transmitindo dados do ataque e informando regularmente o estado da pessoa até o momento da recuperação.

Visão

Enxergo pontos e filamentos pretos, o que atrapalha atividades como leitura.
O que pode ser? Tem tratamento?
Carlos Porto Filho, por e-mail

Há duas causas de manchas escuras. A primeira, que chamamos de corpos flutuantes, são pequenos e inofensivos feixes de células que podem se formar no vítreo (gel que preenche o olho). Embora eles estejam dentro do olho, corpos flutuantes são vistos como manchas e parecem estar na frente do olho. Floaters aparecem como pequenos insetos negros e com maior frequência com o cansaço ou exposição a luzes brilhantes. A duração varia de pessoa para pessoa e pode demorar semanas ou meses para desaparecer.

A outra causa de manchas escuras, mais rara, pode ser mais séria. O gel vítreo pode de fato liquefazer e separar-se da retina (fundo do olho). Quando esta separação ocorre, sólidos feixes de gel estarão flutuando no líquido e aparecerão como manchas escuras, que futuramente podem tracionar a retina. A separação do vítreo é bastante comum em pessoas mais velhas. No entanto, sem um exame ocular adequado, não tem como determinar se há somente separação vítrea ou um rasgo na retina. Portanto, se as manchas escuras que você vê não desaparecem ou se ocorre repentino ataque de muitas novas manchas recomendamos avaliar imediatamente seus olhos com um especialista.
Claudio Lottenberg, oftalmologista do Hospital Albert Einstein de São Paulo