O alemão Alexander Zverev (N.5) surpreendeu e derrotou o número 1 do mundo Novak Djokovic em dois sets, parciais de 6-4, 6-3, para conquistar o título do ATP Finals, neste domingo em Londres.

Zverev, 21 anos, impediu Djokovic, praticamente imbatível na segunda metade da temporada, de igualar os seis títulos de ATP Finals que pertence ao suíço Roger Federer.

O alemão, que no sábado eliminou Federer nas semifinais, mostrou pelo segundo dia consecutivo seu melhor tênis, muito diferente do jogador irritadiço e inconsistente que perdeu com facilidade diante do mesmo Djokovic na fase de grupos do torneio (6-4, 6-1).

Em sua segunda aparição no torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, o mais promissor representante da nova geração do tênis mundial mostrou todo seu potencial, com um jogo sólido de fundo de quadra e um saque poderoso.

No nono game da partida, o sérvio mandou uma direita na rede que acabou valendo a primeira quebra da partida, momento-chave para a vitória de Zverev no primeiro set.

Já na segunda parcial, Zverev mostrou um pouco de nervosismo, mas Djokovic não foi capaz de manter o forte ritmo que dominou o circuito na temporada e acabou sofrendo com o forte saque do gigante alemão.

jw/pm/am