O tenista alemão Alexander Zverev, numero 5 do mundo, surpreendeu neste sábado no ATP Finals de Londres ao eliminar o suíço Roger Federer (N.3) em dois sets, 7-5, 7-6 (7/5), se classificando para sua primeira final da competição.

No domingo, o alemão terá pela frente o vencedor da outra semifinal, que será disputada ainda neste sábado entre o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, e o sul-africano Kevin Anderson (N.6).

Aos 21 anos, Zverev segue na disputa para conquistar o título de maior prestigio da carreira. O alemão já tem três troféus de Masters 1000 (Madri em 2018, Toronto e Roma em 2017), mas nunca venceu um Grand Slam, tendo como melhor resultado as quartas de final em Roland Garros nesta temporada.

Maior promessa da nova geração, Zverev é o tenista mais jovem a alcançar á final do ATP Finals desde o argentino Juan Martin del Potro em 2009.

Já Federer terá que esperar até 2019 para tentar conquistar seu 100º título na carreira, já que o ATP Final de Londres, que reúne os oito melhores tenistas do ano, é a última competição do temporada.

apz/gh/am