O tenista alemão Alexander Zverev derrotou o italiano Jannick Sinner em um dramático duelo que entrou pela madrugada desta terça-feira (5), nas oitavas de final do US Open.

Zverev, vice-campeão do Grand Slam de Nova York em 2020, fechou o jogo em 3 sets a 2, com parciais de 6-4, 3-6, 6-2, 4-6 e 6-3, em quatro horas e 40 minutos na quadra central de Flushing Meadows.

“Meu jogo mais longo aqui. Acho que posso dizer que estou de volta”, disse o alemão, que no ano passado sofreu uma grave lesão no tornozelo em Roland Garros

“É para isso que eu vivo, é o que eu amo fazer. Gostaria de ter jogado um pouco menos, mas estes são os momentos dos quais senti falta no ano passado”, afirmou. “É um dos melhores momentos da minha carreira”.

Por sua vez, Sinner, que sofreu com cãibras durante quase toda a partida, terá que continuar perseguindo sua primeira final de Grand Slam.

– “A frase de Hitler” –

Com um forte calor na quadra, Sinner e Zverev disputaram um vibrante primeiro set, vencido pelo alemão depois de 70 minutos.

No início da segunda parcial, Sinner teve que receber um primeiro atendimento médico na perna esquerda.

O italiano, recentemente campeão do Masters 1000 de Toronto, conseguiu vencer o segundo set antes sofrer com problemas também na perna direita.

Com dificuldades para se movimentar, ele resistiu de forma épica e chegou a salvar cinco break points, mas no sexto game Zverev conseguiu uma quebra e abriu 4-2 no placar.

Com 5-2 contra, Sinner cobriu a cabeça com uma toalha no banco, mas voltou para a quadra disposto a continuar lutando.

Zverev venceu o terceiro set e o italiano, ao invés de desistir, pediu novamente a ajuda do fisioterapeuta.

No início da quarta parcial, Sinner começava a se movimentar melhor e, com o apoio do público, conseguia se manter vivo no jogo aproveitando sua eficiência no serviço.

O duelo teve um momento inusitado, quando Zverev denunciou ao juiz de cadeira que um torcedor gritou “a frase mais famosa de Hitler”. Após alguns minutos de busca, os seguranças da quadra retiraram um homem que estava sentado em uma das primeiras fileiras sob os aplausos do restante do público.

Revigorado, Sinner começou a ganhar moral marcando pontos espetaculares e levou o duelo para o quinto e decisivo set.

Mais inteiro fisicamente, Zverev conseguiu uma quebra para abrir 4-1, e o italiano não teve forças para reverter.

“Estou aqui para jogar”, disse Zverev sobre o jogo da próxima quarta-feira, contra o espanhol Carlos Alcaraz. “Com certeza tenho que me recuperar para este jogo tão físico, mas estarei pronto”.

gbv/dbh/cb