ISTOÉ Gente

Zozibini Tunzi, Miss África do Sul, é coroada Miss Universo 2019

Crédito: PARAS GRIFFIN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Zozibini Tunzi, Miss África do Sul, é a vencedora do Miss Universo 2019. O evento foi realizado em Atlanta, nos Estados Unidos, na noite desse domingo (8). A vitória de Tunzi mantém a boa fase do país na competição. Em 2017, Demi-Leigh Nel-Peters já havia sido premiada.

A sul-africana de 26 anos superou as outras 89 adversárias e ficou com a coroa. Na final, ela venceu Madison Anderson, de Porto Rico, que foi a vice-campeã, e Sofia Aragón, do México, terceira colocada.

Nas redes sociais, a modelo destacou a importância de uma mulher negra vencer a competição. “Esta noite uma porta foi aberta e eu não poderia estar mais agradecida por ter sido a pessoa que a atravessou. Que toda garotinha que testemunhou esse momento acredite para sempre no poder de seus sonhos e que elas possam ver seus rostos refletidos nos meus. Eu orgulhosamente me declaro como nome Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019!”, escreveu.

Representante do Brasil na competição, Júlia Horta chegou ao top 20, mas não avançou para as finais. Em toda história do País, o Brasil só venceu o Miss Universo em 1963 e 1968, com Iêda Maria Vargas e Martha Vasconcellos, respectivamente.