Zoológico de Brasília fecha por suspeita de gripe aviária

Agência Brasília
Entrada do Zoológico de Brasília Foto: Agência Brasília

O Zoológico de Brasília fechou temporiamente nesta quarta-feira, 28, devido a uma suspeita de gripe aviária. A informação foi veiculada pela rádio CBN.

O fechamento ocorre após um pombo e um irerê serem encontrados mortos, o que levantou a possibilidade de infecção. Segundo a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), amostras dos animais foram recolhidas e serão enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária para análise de possíveis casos de gripe aviária.

“É importante esclarecer que essas aves são de vida livre, ou seja, não fazem parte do plantel do zoo, mas circulam pelo local em razão da oferta natural de abrigo, água e alimento. O Zoológico de Brasília monitora constantemente a saúde de todos os seus animais e mantém protocolos rigorosos de investigação em casos de óbito”, explicou a Seagri em nota enviada à IstoÉ

A entidade ainda reforça que nenhum outro caso suspeito registrado. De acordo com a Seagri, a reabertura do parque será avaliada assim que os resultados laboratoriais forem concluídos e não houver risco à saúde pública.

O primeiro caso de gripe aviária no Brasil ocorreu ainda em maio, em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul.  Desde a descoberta, autoridades têm acompanhado com atenção as atualizações relativas à enfermidade.