Zohran Mamdani assume prefeitura de Nova York e antecipa embates com Trump

Democrata de 34 anos toma posse como o primeiro prefeito muçulmano da maior cidade dos EUA

O prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani (ao centro), coloca a mão sobre um Alcorão enquanto é empossado pela procuradora-geral do estado de Nova York, Letitia James (à esquerda), sob o olhar de sua esposa, Rama Duwaji, em Nova York, em 1º de janeiro de 2026.
O prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani (ao centro), coloca a mão sobre um Alcorão enquanto é empossado pela procuradora-geral do estado de Nova York, Letitia James (à esquerda), sob o olhar de sua esposa, Rama Duwaji, em Nova York, em 1º de janeiro de 2026. Foto: AMIR HAMJA / POOL / AFP

Zohran Mamdani tomou posse na madrugada desta quinta-feira, 1, como prefeito de Nova York (EUA), iniciando um mandato de quatro anos à frente da maior cidade dos Estados Unidos. Aos 34 anos, o democrata é um nome em ascensão da esquerda americana, com expectativa de conflitos com Donald Trump.

O juramento ocorreu pouco depois da meia-noite na Old City Hall, uma estação desativada do metrô de Manhattan sob a Prefeitura — local escolhido para simbolizar, segundo seu gabinete, o compromisso com a classe trabalhadora. Com a posse, Mamdani torna-se o primeiro prefeito muçulmano da história da cidade.

Haverá, ainda nesta quinta-feira, uma cerimônia oficial na Prefeitura conduzida pelo senador Bernie Sanders e pela deputada Alexandria Ocasio-Cortez.

A agenda do novo prefeito inclui propostas como congelamento de aluguéis, creches gratuitas e transporte público sem custo. Apesar disso, é incerto se os planos terão ajuda do governo federal para sair do papel, já que Trump tem sido um crítico recorrente de Mamdani.

Quem é Zohran Mamdani

Nascido em Uganda, em uma família de origem indiana, Mamdani mudou-se para Nova York aos sete anos. O político foi legislador estadual antes de vencer a disputa pela prefeitura. Para suprir a falta de experiência administrativa, montou uma equipe com assessores de gestões anteriores e do governo do ex-presidente Joe Biden, além de abrir diálogo com o setor empresarial.

Mamdani também é defensor da causa palestina e crítico de Israel. Após assumir oficialmente o cargo, o prefeito deixará o apartamento que aluga no Queens para morar na residência oficial do prefeito, em Manhattan — segundo ele, por razões de segurança.

*Com informações de “AFP”