Zélia Duncan fala sobre decisão de não ser mãe: ‘Filho não é troféu’

Cantora critica pressão social sobre a maternidade e diz ser feliz por não ter tido filhos

Zélia Duncan
Zélia Duncan Foto: Divulgação

A cantora Zélia Duncan, de 60 anos, falou abertamente sobre sua escolha de não ser mãe. Em conversa com o podcast MenoTalks, ela abordou a pressão social imposta às mulheres para que se tornem mães e formem uma família.

“Existe uma imposição muito forte sobre nós, mulheres, de que a maternidade é algo obrigatório. A primeira injustiça é justamente ouvir que ‘ser mãe é sagrado, é nobre’, porque isso nos coloca em casa cuidando dos filhos enquanto o mundo continua pertencendo aos homens”, refletiu a artista.

Zélia contou que, em outros momentos da vida, chegou a sentir culpa por não ter filhos, mas hoje considera essa decisão como uma das melhores que tomou. “Sou plenamente feliz por não ter tido filhos, isso me traz paz. Ter um filho não é um prêmio. Não sinto necessidade de ver alguém com meu rosto por aí, e isso é muito claro para mim. Acredito que a maternidade deve ser algo incrível, mas exerço meu lado maternal com meus amigos e com as crianças que cruzam meu caminho”, afirmou.

Durante a entrevista, ela também criticou o machismo presente na forma como a sociedade exige que toda mulher seja mãe, ao passo que não impõe a mesma responsabilidade aos homens. “A pressão é cruel. Se você não age exatamente como uma mãe ‘deveria’, é logo rotulada como insensível. E quantos pais abandonam seus filhos todos os dias sem que isso seja sequer questionado?”, concluiu Zélia Duncan.