ISTAMBUL, 19 NOV (ANSA) – Os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se reuniram nesta quarta-feira (19), em Ancara, para discutir a guerra no leste europeu, iniciada pela Rússia em 2022.
O encontro ocorreu pouco depois de o mandatário ucraniano visitar Grécia, França e Espanha. Zelensky retornou ao país que já sediou uma reunião entre Kiev e Moscou para tentar encontrar uma solução para o conflito.
“Enfatizamos a necessidade de dar continuidade ao processo iniciado em Istambul, com uma abordagem pragmática e orientada para resultados. Acreditamos que as conversas representam um marco importante nos esforços por uma solução diplomática, em um momento em que os efeitos devastadores da guerra se intensificam para ambos os lados”, analisou Erdogan.
O anfitrião da visita também se mostrou disposto a discutir com a Rússia soluções que possam encerrar o conflito em território ucraniano. Além disso, o turco afirmou que o envolvimento dos Estados Unidos no processo “melhorou” a situação.
“Como Turquia, estamos sempre prontos para discutir com a Rússia qualquer proposta que acelere o cessar-fogo e pavimente o caminho para uma paz justa, equitativa e duradoura”, declarou.
Zelensky, por sua vez, manifestou o desejo de retomar até o final do ano as trocas de prisioneiros com os russos e classificou a visita como “extremamente produtiva”.
“Queremos retomar a troca de prisioneiros até o final do ano e trazer de volta uma parcela significativa de nossos cidadãos.
Agradeço ao presidente Erdogan por seus esforços nesse sentido”, afirmou o ucraniano. (ANSA).