Zelensky revela que Trump e Putin debateram todos os 20 pontos da proposta

ROMA, 29 DEZ (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou nesta segunda-feira (29), um dia após se reunir com seu homólogo nos Estados Unidos, Donald Trump, que na conversa telefônica entre o americano e o mandatário russo, Vladimir Putin, foram analisados todos os 20 pontos da proposta de paz.   

“Trump me disse que eles discutiram todos os 20 pontos, um a um. Eu o agradeço por isso, porque é importante que todos estejamos na mesma frequência e discutamos este documento e não outro”, afirmou Zelensky à imprensa sobre a ligação ocorrida horas antes de seu encontro com o republicano em Mar-a-Lago na tarde de domingo (28).   

Apesar de Trump ter dito que “Putin também quer a paz”, a delegação ucraniana toma a declaração com cautela, destacou o líder de Kiev.   

“Não é a primeira vez que Putin diz uma coisa e faz outra.   

Para nós, é muito importante que suas palavras sejam coerentes com suas ações”, explicou Zelensky.   

Já o Kremlin disse hoje que concorda com Trump que as negociações para encerrar a guerra de quase quatro anos estão na reta final.   

Sobre um segundo telefonema entre os presidentes russo e americano na sequência do encontro em Mar-a-Lago, anunciado ontem pelo governo de Moscou, o porta-voz local, Dmitry Peskov, voltou atrás e atualizou a informação: uma nova ligação entre Putin e Trump se dará “muito em breve”.   

Já quando questionado por jornalistas sobre a possibilidade de uma ligação entre os chefes de Estado russo e ucraniano, Peskov foi enfático: “uma conversa do gênero está fora de questão no momento”. (ANSA).