Zelensky propõe premiê ucraniano como novo ministro da Defesa

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, propôs nesta segunda-feira (14) a nomeação do primeiro-ministro Denis Shmyhal como ministro da Defesa, como parte de uma reestruturação de seu governo.

Shmyhal foi nomeado primeiro-ministro em 2020 e liderou o governo ucraniano durante a pandemia de covid-19 e o início da invasão russa em 2022.

Espera-se que a ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, assuma o cargo de Shmyhal, enquanto o atual ministro da Defesa, Rustem Umerov, pode se tornar embaixador nos Estados Unidos, segundo declarou Zelensky na semana passada.

Essa reestruturação, a maior desde o início da guerra, ocorre após meses de reveses no campo de batalha e uma intensificação dos ataques aéreos russos contra cidades ucranianas.

“A vasta experiência de Denis Shmyhal será, sem dúvida, útil no cargo de ministro da Defesa da Ucrânia”, disse Zelensky em seu discurso noturno, sem dar mais detalhes.

A nomeação de Denis Shmyhal deverá ser aprovada pelo Parlamento, que tem apoiado amplamente Zelensky desde a invasão russa e que, salvo surpresas, deve respaldar sua decisão.

bur-cad/giv/hgs/jvb/am