ROMA, 24 MAI (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aos Estados Unidos e à Europa que aumentem a pressão sobre a Rússia com novas sanções para forçá-la a um cessar-fogo.
A reação do mandatário aconteceu após os ataques massivos das forças de Moscou com mísseis balísticos Iskander e drones contra diversas regiões ucranianas, incluindo a capital Kiev.
“A cada bombardeio, o mundo se convence de que a razão para a guerra prolongada está em Moscou”, escreveu Zelensky em seu canal no Telegram.
“É óbvio que precisamos pressionar muito mais a Rússia para alcançar resultados e iniciar uma diplomacia de verdade.
Esperamos medidas de sanções dos Estados Unidos, da Europa e de todos os nossos parceiros. Somente sanções adicionais contra setores-chave da economia russa forçarão Moscou a um cessar-fogo”, acrescentou.
Em meio ao pedido de Zelensky, o governo russo anunciou que a segunda troca de prisioneiros com a Ucrânia, que envolveu 307 pessoas de cada lado, foi completada com sucesso.
O Ministério da Defesa de Moscou também afirmou que os militares russos foram enviados para Belarus, onde estão recebendo “assistência médica e psicológica”. (ANSA).