Zelensky pede apoio do Vaticano em prol de crianças ucranianas

ROMA, 10 JUL (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou nesta quinta-feira (10) para a comunidade internacional, incluindo o Vaticano, para apoiar os esforços em prol das crianças ucranianas mantidas em “cativeiro russo”.   

Durante sessão plenária na Conferência para a Recuperação da Ucrânia, em Roma, Zelensky agradeceu a todos e reforçou que “trazer de volta para casa todas as crianças ucranianas sequestradas pelos russos deve ser um esforço global, envolvendo muitos países, incluindo a Itália”.   

O líder ucraniano lembrou ainda que se reuniu na última quarta-feira (9) com o papa Leão XIV, durante audiência em Castel Gandolfo, cidade situada a cerca de 30 quilômetros de Roma, onde o religioso passa seu período de repouso.   

“Há algumas horas, também pude falar com o Papa. O Vaticano também pode apoiar esse esforço, esse trabalho diário incansável”, relatou, enfatizando que conversará sobre isso novamente com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e os outros líderes.   

Para Zelensky, “todos devemos explorar todas as maneiras possíveis de trazer nossas crianças de volta para casa, devolvê-las à Ucrânia, ao seu país, às suas famílias, para que não se esqueçam de quem são”.   

Ontem, falando a jornalistas ao deixar a residência papal, o presidente ucraniano chegou a agradecer o Pontífice norte-americano pelos esforços da Santa Sé para ajudar na reunificação de crianças mantidas em “cativeiro russo”, após o início do conflito, em fevereiro de 2022. Na ocasião, pediu apoio contínuo e orações para recuperar esses menores “sequestrados”. (ANSA).