O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu novamente, nesta quarta-feira (27), a seus aliados ocidentais que “acelerem a entrega” de caças F-16 e de sistemas de defesa antiaérea Petriot, após um novo bombardeio russo sobre Kharkiv, a segunda maior cidade do país.

“Reforçar a defesa aérea da Ucrânia e acelerar a entrega de F-16 à Ucrânia são missões vitais”, escreveu ele nas redes sociais. “Não há justificativa racional para que os Patriot, que são muitos em todo o mundo, sigam sem cobrir o céu de Kharkiv e de outras cidades atacadas pelos terroristas russos”, acrescentou.

As declarações de Zelensky coincidiram com uma nova onda de bombardeios russos na ex-república soviética, invadida por Moscou em fevereiro de 2022.

Ao menos quatro pessoas morreram, sendo uma na cidade de Kharkiv, e cerca de 30 ficaram feridas nesses ataques aéreos, segundo as autoridades. A região de Kharkiv, no nordeste do país, tem sido cenário de múltiplos bombardeios das tropas russas.

A Ucrânia pede a seus aliados das potências ocidentais que enviem mais ajuda e mais rapidamente. Mas tanto em Bruxelas quanto em Washington, as divisões políticas têm freado a entrega de armamento e ajuda nos últimos meses.

bur-led/rco/bds/sag/ic/am