BRUXELAS, 7 AGO (ANSA) – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quinta-feira (7) que conversou com seu homólogo na Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para discutirem os “próximos passos” de um acordo de paz no país e a adesão de Kiev ao bloco.
“Discutimos os próximos passos para chegarmos à uma paz negociada e a adesão da Ucrânia à UE, além de sua reconstrução”, informou Von der Leyen no X, destacando ainda que seu governo “apoia completamente” o país de Zelensky.
“Continuaremos a desempenhar um papel ativo para garantir uma paz justa e duradoura” no leste europeu, concluiu a líder.
Ontem, depois de um telefonema com o presidente americano, Donald Trump, e com outros líderes europeus, do qual não Von der Leyen não pode participar, mas “foi informada de tudo”, Zelensky destacou nesta quinta que seguirá realizando “numerosos contatos” com países europeus, incluindo Alemanha, França e Itália, de modo a “fazer progressos concretos na direção da paz e garantir a independência ucraniana”. Para o mandatário, a Europa também deve ser incluída nas negociações de paz.
“A guerra está acontecendo na Europa, e a Ucrânia é parte integrante da Europa”, disse Zelensky nas redes sociais, reforçando que o país “já está negociando” sua entrada na UE”.
Hoje Moscou comunicou que o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, poderá se reunir “nos próximos dias” com Trump para abordar um cessar-fogo em território ucraniano. (ANSA).