Zelensky elogia Trump por cessar-fogo em Gaza: ‘Que chegue para a Ucrânia’

Presidente da Ucrânia disse que, com a paz entre Israel e Hamas, agressão russa é 'última fonte global de desestabilização'

Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky em discurso na ONU Foto: REUTERS/Jeenah Moon

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, elogiou Donald Trump pelo acordo de cessar-fogo para encerrar a guerra entre Israel e o Hamas e disse esperar um desfecho para o conflito entre seu país e a Rússia.

A liderança e a determinação do presidente Trump funcionaram, e é importante que toda a ajuda necessária tenha vindo de países e de muitas pessoas com influência real. Estamos trabalhando para que o dia da paz chegue também para a Ucrânia. A agressão russa continua sendo a última fonte global de desestabilização, e se um cessar-fogo e a paz foram alcançados para o Oriente Médio, a liderança e a determinação dos atores globais certamente podem funcionar para nós também, na Ucrânia e na Europa”, escreveu o ucraniano.

Trump, Zelensky e a guerra pendente

A devolução dos últimos 20 reféns israelenses vivos que permaneciam em cativeiro na Faixa de Gaza, feita nesta segunda-feira, 13, pelo grupo radical islâmico representou um passo decisivo para o cumprimento do acordo proposto pelo presidente dos EUA e, por consequência, para dar fim ao conflito iniciado em outubro de 2023.

Na campanha eleitoral que selou seu retorno à Casa Branca, vale lembrar, Trump prometeu encerrar rapidamente as guerras em Gaza e entre a Rússia e a Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022. Desde que está no cargo, no entanto, o republicano teve momentos de acirramento inclusive com o próprio Zelensky e conseguiu registrar mais avanços nas negociações com as forças israelenses.