O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, elogiou Donald Trump pelo acordo de cessar-fogo para encerrar a guerra entre Israel e o Hamas e disse esperar um desfecho para o conflito entre seu país e a Rússia.
“A liderança e a determinação do presidente Trump funcionaram, e é importante que toda a ajuda necessária tenha vindo de países e de muitas pessoas com influência real. Estamos trabalhando para que o dia da paz chegue também para a Ucrânia. A agressão russa continua sendo a última fonte global de desestabilização, e se um cessar-fogo e a paz foram alcançados para o Oriente Médio, a liderança e a determinação dos atores globais certamente podem funcionar para nós também, na Ucrânia e na Europa”, escreveu o ucraniano.
When peace is achieved for one part of the world, it brings more hope for peace in other regions where life is still under threat. In Ukraine, we welcome all the efforts that have led to today’s outcome for the Middle East. The hostages have been freed, and the war in Gaza is…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 13, 2025
Trump, Zelensky e a guerra pendente
A devolução dos últimos 20 reféns israelenses vivos que permaneciam em cativeiro na Faixa de Gaza, feita nesta segunda-feira, 13, pelo grupo radical islâmico representou um passo decisivo para o cumprimento do acordo proposto pelo presidente dos EUA e, por consequência, para dar fim ao conflito iniciado em outubro de 2023.
Na campanha eleitoral que selou seu retorno à Casa Branca, vale lembrar, Trump prometeu encerrar rapidamente as guerras em Gaza e entre a Rússia e a Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022. Desde que está no cargo, no entanto, o republicano teve momentos de acirramento inclusive com o próprio Zelensky e conseguiu registrar mais avanços nas negociações com as forças israelenses.