ROMA, 5 AGO (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou por telefone nesta terça-feira (5) com seu homólogo nos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou ter tido “uma conversa produtiva” com o americano.
Segundo o mandatário de Kiev, os dois lados “coordenaram suas posições” na guerra contra a Rússia e “trocaram avaliações da situação” diante da “intensificação da brutalidade” de Moscou nos ataques.
+ Trump diz que queda nos preços de energia fará com que Putin ‘pare de matar pessoas’
O líder ucraniano também informou que a conversa com Trump abordou “sanções e decisões europeias conjuntas que podem ajudar” na defesa de seu país com “mais de 1 bilhão de dólares em armas americanas que receberemos”.
“Falamos sobre a cooperação bilateral em defesa. O projeto de acordo sobre drones foi preparado pela Ucrânia e estamos prontos para discuti-lo em detalhes e concluí-lo”, afirmou Zelensky.
Em meio à pressão contra a Rússia para encerrar a guerra contra a Ucrânia, Washington e Moscou elevaram os ânimos após provocações do governo de Vladimir Putin, que levou Trump a ordenar o envio de dois submarinos nucleares para “regiões apropriadas” nos últimos dias.
Ainda na semana passada, o chefe de Estado americano deu um novo prazo de 10 dias para Putin negociar o encerramento do conflito com Zelensky, mas até o momento, o líder russo não demonstrou que pretende cumprir o ultimato. (ANSA).