(Reuters) – A revista Time nomeou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a “Pessoa do Ano” de 2022 nesta quarta-feira, dizendo que ele inspirou os ucranianos e ganhou elogios globais por sua coragem em resistir à invasão devastadora da Rússia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TIME (@time)

Recusando-se a deixar a capital da Ucrânia, Kiev, no início da guerra, quando bombas russas foram disparadas, o ex-comediante reuniu seus compatriotas em transmissões a partir da capital e viajou por sua nação devastada pela guerra, afirmou a publicação ao conceder seu título anual.

Na terça-feira, Zelensky visitou as tropas ucranianas perto das linhas de frente no leste da Ucrânia.

“O sucesso de Zelensky como líder em tempo de guerra se baseou no fato de que a coragem é contagiosa. Ela se espalhou pela liderança política da Ucrânia nos primeiros dias da invasão, quando todos perceberam que o presidente havia permanecido”, escreveu a Time sobre o presidente de 44 anos.

O CEO da Tesla, Elon Musk, foi nomeado a “Pessoa do Ano” da Time em 2021, um ano em que sua empresa de carros elétricos se tornou a montadora mais valiosa do mundo. A Time iniciou essa tradição em 1927.

(Reportagem de Brendan O’Brien em Chicago)

 

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIB60OW-BASEIMAGE