Zelensky diz que EUA propuseram reunião com Rússia em Miami

KIEV, 20 DEZ (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou neste sábado (20) que os Estados Unidos sugeriram a realização de uma reunião com a Rússia em Miami, mas não estabeleceram uma data.   

De acordo com o mandatário, a cúpula em solo americano buscaria encontrar um caminho para a paz no leste europeu e reuniria representantes de Washington, Moscou e Kiev. Zelensky acrescentou que a União Europeia também poderia participar do encontro.   

“Pelo que entendi, eles propuseram este formato: Ucrânia, Estados Unidos e Rússia. Os europeus poderiam estar presentes, e seria lógico realizar uma reunião conjunta após compreender os possíveis resultados do encontro que já ocorreu”, disse o chefe de Estado ucraniano.   

Enquanto um cessar-fogo não é firmado, a Ucrânia informou que drones do país atingiram um navio de guerra russo e uma plataforma de perfuração de petróleo operada pela Lukoil no Mar Cáspio. Além disso, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) afirmou que o aeródromo militar russo de Belbek, na Crimeia ocupada, foi atacado por drones, resultando em danos a dois caças.   

Por outro lado, a nação chefiada por Vladimir Putin realizou uma ampla ofensiva com drones em território ucraniano. As Forças de Defesa Aérea da Ucrânia, no entanto, afirmaram ter destruído 31 dos 51 dispositivos lançados.   

Já Kirill Budanov, chefe do Serviço de Inteligência Militar da Ucrânia (GUR), alertou que a Rússia estaria pronta para atacar e “ocupar” os países bálticos em 2027.   

“O plano original previa que a Rússia estivesse pronta para iniciar as operações em 2030. Agora, os planos foram revisados e atualizados para 2027”, declarou o militar. (ANSA).