NOVA YORK, 15 AGO (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta sexta-feira (15) que a cúpula do Alasca entre os líderes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, deve abrir caminho para uma paz justa e um diálogo trilateral.
“O mais importante é que esta reunião abra caminho para uma paz justa e um debate substancial entre líderes em um formato trilateral: Ucrânia, Estados Unidos e Rússia”, declarou o líder ucraniano em uma mensagem publicada nas redes sociais.
Zelensky, que não foi convidado para participar do encontro entre Trump e Putin no Alasca, reconheceu ainda que “muito está em jogo” no local e disse que aguardará uma análise de seus “serviços de inteligência sobre as atuais intenções do lado russo e seus preparativos para o encontro”.
“É hora de acabar com a guerra, e a Rússia deve tomar as medidas necessárias. Contamos com os Estados Unidos. Estamos prontos, como sempre, para trabalhar”, enfatizou.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores de Kiev, Andrii Sybiha, afirmou que “a posição da Ucrânia e de nossos parceiros no caminho para a paz é clara e baseada em princípios” e, portanto, “ela não pode ser definida” sem o seu país.
Segundo ele, “as negociações só poderão ser produtivas após um cessar-fogo” na guerra deflagrada pela Rússia desde fevereiro de 2022. “Ninguém quer a paz mais do que os ucranianos. Ninguém quer a paz mais do que os europeus”, garantiu. (ANSA).