ROMA, 25 NOV (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que está pronto para avançar com o acordo de paz apoiado pelos Estados Unidos, além de discutir alguns pontos sensíveis do plano com seu homólogo americano, Donald Trump.
Em um discurso em Kiev, Zelensky instou os líderes europeus a desenvolverem uma estrutura para o envio de uma “força de apoio” à Ucrânia e a manterem o suporte ao país até que a Rússia demonstre disposição de encerrar a guerra.
O chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, disse ao site Axios que o líder ucraniano deseja se encontrar com Trump “o mais breve possível” para finalizar um entendimento conjunto sobre os termos para pôr fim ao conflito no leste europeu.
“Estou ansioso pelos encontros com Zelensky e com Putin, mas somente quando o acordo para encerrar a guerra estiver finalizado ou em seus estágios finais”, escreveu o mandatário americano nas redes sociais.
O jornal New York Post, citando fontes próximas ao assunto, informou que a Rússia pretende rejeitar o novo acordo de paz, já que a estratégia do governo de Vladimir Putin seria prolongar as negociações com Trump e continuar a guerra pelo menos até o Natal.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que as garantias de segurança “são um componente fundamental” de qualquer acordo de paz e que tanto a Ucrânia quanto a Rússia “precisam de clareza” sobre a natureza dessas garantias para avaliar a viabilidade de um pacto.
“Estamos esperando; graças a Deus eles estão trabalhando e parecem se aproximar do diálogo. Gostaria de convidar todos para um cessar-fogo, porque muitos ainda estão morrendo. Precisamos reunir todos à mesa e buscar uma solução por meio do diálogo para esta guerra, que precisa terminar”, declarou o papa Leão XIV em entrevista a jornalistas em Castel Gandolfo. (ANSA).