Zelensky deve se encontrar com Trump no domingo, diz site

ROMA, 26 DEZ (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deve se encontrar com seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo domingo (28), na propriedade do magnata republicano em Mar-a-Lago, na Flórida.   

A informação foi divulgada pelo portal americano Axios, que cita um funcionário de alto escalão de Kiev e diz que a reunião indica “progressos significativos nas negociações” sobre o plano de paz proposto por Trump.   

Pouco antes, o próprio Zelensky havia dito que se encontraria com o presidente dos EUA “no futuro próximo” e que “muita coisa pode ser decidida antes do novo ano”. “Não estamos desperdiçando um dia sequer”, assegurou o líder ucraniano em mensagem no Telegram.   

Washington e Kiev prepararam um plano de paz de 20 pontos e o enviaram para Moscou, que ainda não deu uma resposta oficial. A proposta prevê o congelamento da atual linha de frente do conflito e não exige que a Ucrânia renuncie legalmente a ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), segundo Zelensky.   

A Rússia, no entanto, exige a cessão de todo o Donbass, região que engloba as províncias de Donetsk e Lugansk, e que a Ucrânia se comprometa a não entrar na Otan. Também ainda há discordâncias a respeito da gestão da usina ucraniana de Zaporizhzhia, maior central nuclear da Europa e ocupada pelas forças russas. (ANSA).