KIEV, 14 JUL (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recebeu nesta segunda-feira (14) em Kiev o enviado especial dos Estados Unidos, Keith Kellogg. O encontro teve como tema a cooperação em termos de defesa, assim como novas sanções contra a Rússia.
“Discutimos o caminho para a paz e quais ações concretas podemos tomar em conjunto para aproximá-la. Isso inclui o fortalecimento da defesa aérea ucraniana, a produção conjunta e a aquisição de armas em cooperação com a Europa”, informou Zelensky em suas redes sociais, definindo a reunião como “produtiva”.
Moscou comentou a visita do americano a Kiev, afirmando que a presença do americano na Ucrânia é “muito relevante” para a Rússia no sentido de “continuar os esforços de mediação para alcançar uma solução para o conflito”.
“Para nós é muito importante que Kellogg prossiga com seus esforços de mediador e ofereça seus serviços em um contexto de solução russo-ucraniana”, declarou à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
A guerra no leste europeu teve início em fevereiro de 2022 quando a Rússia invadiu a Ucrânia. Nos últimos dias, Kiev tem afirmado que o governo de Vladimir Putin tem intensificado os ataques contra seu país. Ao mesmo tempo, aliados de Zelensky têm ampliado as sanções contra Moscou de modo a forçá-la a interromper as ofensivas, enquanto os EUA prometeram enviar mais armamentos aos ucranianos. (ANSA).