O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou a postura do governo brasileiro em relação à invasão da Rússia ao país do leste europeu. O chefe de estado pontuou que a administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é favorável a Moscou e esperava mais de Brasília do que uma “pacificação política”.

As declarações foram dadas por Zelensky em entrevista ao “Metrópoles” concedida nesta quarta-feira, 11. “Infelizmente eu acredito que eles (governo do Brasil) apoiam a Rússia. Tive uma boa conversa com o presidente Lula e achei que ele me entendia. Fiquei grato por conhecê-lo, e fui muito aberto, absolutamente aberto. Achei que veria em sua experiência uma compreensão do que está acontecendo, e não apenas uma pacificação política”, ressaltou o ucraniano.

+ Putin coloca Brasil como possível mediador em guerra contra Ucrânia

+ Vitória da Ucrânia contra a Rússia ‘depende’ dos Estados Unidos, diz Zelensky

O chefe de estado qualificou as tentativas do Brasil de encontrar uma solução pacífica como inúteis, já que Vladimir Putin, líder da Rússia, não demonstra qualquer sinal de que pretende dar um fim ao conflito. Desde o início do terceiro mandato de Lula, o País possui uma postura neutra em relação à Guerra da Ucrânia.

O presidente do Brasil já defendeu que as negociações de paz tenham a presença dos dois países envolvidos no conflito, o que não ocorreu nas últimas reuniões que discutiram a invasão da Rússia à Ucrânia, que se iniciou em fevereiro de 2022.

Ainda nesta semana, Andrii Yermak, chefe do gabinete de Zelensky, pediu para que Lula visitasse o país do leste europeu para ver o que acontece no local com “os próprios olhos”. O ucraniano espera que tal experiência mude o olhar do petista sobre o conflito e a perspectiva do governo brasileiro.