Zelensky conversa com Trump e pede ajuda contra guerra

KIEV, 11 OUT (ANSA) – Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversaram por telefone neste sábado (11), em meio à falta de avanços nas negociações com a Rússia para encerrar uma guerra que já dura quase quatro anos.   

Em publicação no Telegram, Zelensky disse que a ligação foi “boa e muito produtiva” e que ele parabenizou Trump pelo acordo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.   

“É um resultado forte, e se ele consegue parar essa guerra, seguramente outras guerras também podem ser interrompidas, incluindo essa guerra russa”, declarou o presidente ucraniano.   

Zelensky também informou Trump sobre os recentes ataques de Moscou a infraestruturas energéticas na Ucrânia, e os dois líderes ainda discutiram “boas opções” para reforçar a defesa aérea do país do leste europeu ? os EUA cogitam fornecer mísseis de cruzeiro Tomahawk para Kiev.   

Segundo o presidente ucraniano, o uso da força pode “garantir” que a Rússia mostre “disponibilidade para participar de uma verdadeira diplomacia”. (ANSA).