Zelensky anuncia reuniões entre Ucrânia e EUA para discutir paz

ROMA, 25 AGO (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta segunda-feira (25) reuniões entre as delegações de seu país e dos Estados Unidos para discutir a possibilidade de futuras negociações de paz com a Rússia.   

A informação foi divulgada em entrevista coletiva com o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, em Kiev, segundo a agência Interfax.   

Zelensky disse que hoje haverá contatos com o enviado de Washington à Ucrânia, Keith Kellogg, e até o final da semana ocorrerá uma reunião entre as delegações de seu país e dos Estados Unidos.   

“Haverá uma reunião com Kellogg para aprofundar este tópico e desenvolver os preparativos para um possível futuro encontro com a Rússia”, declarou o líder ucraniano, observando que “haverá muito trabalho durante a semana”.   

Apesar disso, Zelensky afirmou que não vê nenhuma concessão de Moscou nas negociações de paz e não sabe nada sobre elas.   

“Não acredito que as coisas que o lado russo disse, ou seja, que estão prontos para parar de ocupar a Ucrânia, sejam concessões.   

Não creio que o fato de estarem se oferecendo para se retirar de territórios que a Rússia não controla seja uma concessão”, destacou.   

Por fim, acrescentou que o momento da reunião dos líderes depende exclusivamente da Rússia e do governo de Donald Trump.   

“Porque foram os Estados Unidos que propuseram, eu me lembro, um cessar-fogo em 7 de março. Nós o apoiamos”, concluiu. (ANSA).