Zelensky anuncia acordo com Trump sobre ‘garantias de segurança’

DAVOS, 22 JAN (ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (22) que chegou a um acordo com seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as garantias de segurança para seu país.   

“As garantias de segurança estão prontas. O documento precisa ser assinado pelas partes, pelos presidentes, e então seguirá aos parlamentos nacionais”, declarou Zelensky à imprensa em Davos, após ter se reunido com o americano à margem do Fórum Econômico de Davos para discutir a guerra no leste europeu que chega a seu quarto ano.   

Segundo ele, ainda permanece “sem solução” a questão territorial da parte leste ucraniana, visada pela Rússia.   

Agora, “tudo gira em torno da parte leste do nosso país. Este é o problema que ainda não resolvemos”, acrescentou o líder de Kiev.   

Ainda hoje, Zelensky também comunicou sobre o primeiro encontro trilateral entre EUA, Ucrânia e Rússia, a ser realizado entre sexta-feira (23) e sábado (24) nos Emirados Árabes.   

De acordo com a Axios, participarão da cúpula em Abu Dhabi os enviados especiais americanos Steve Witkoff e Jared Kushner; sendo a parte ucraniana composta pelo chefe do gabinete presidencial, Kyrylo Budanov, o secretário do Conselho de Segurança, Rustem Umerov, e o diplomata Sergiy Kyslytsya. Já representando a Rússia estarão o assessor e negociador do chefe de Estado Vladimir Putin, Kirill Dmitriev, e o chefe da inteligência militar, Igor Olegovich Kostyukov. (ANSA).