Zelensky acusa Rússia de ‘tentar ganhar tempo’ para prosseguir com a invasão

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou nesta terça-feira (20) a Rússia de “tentar ganhar tempo” ao prolongar as conversações que visam um cessar-fogo, tudo isso com o objetivo de “prosseguir” com a invasão.

Representantes dos governos da Rússia e da Ucrânia se reuniram na sexta-feira em Istambul para as primeiras conversações diretas sobre o conflito em mais de três anos, mas sem alcançar um acordo de trégua.

“É evidente que a Rússia tenta ganhar tempo para prosseguir com sua guerra e sua ocupação”, afirmou nas redes sociais o presidente ucraniano, um dia após uma conversa telefônica sem resultados concretos entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o russo Vladimir Putin.

Trump disse que a conversa de duas horas foi muito boa e expressou otimismo de que Rússia e Ucrânia começarão “imediatamente” as negociações para um cessar-fogo.

Mas a promessa feita pelo presidente republicano durante a campanha de obter um cessar-fogo em 24 horas após retornar à Casa Branca está longe de virar realidade.

Putin, por sua vez, declarou que está disposto a trabalhar com a Ucrânia em um “memorando” sobre “um eventual futuro acordo de paz”, mas não aceitou o cessar-fogo incondicional de 30 dias que Trump buscava.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e, desde então, ocupa quase 20% do território da ex-república soviética, devastada pelo conflito que já deixou dezenas de milhares de mortos.

bur/fv/avl/zm-an/zm/fp