O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou, nesta sexta-feira (1º), seus aliados ocidentais de passividade frente à mobilização de soldados norte-coreanos na Rússia e reiterou seu pedido para poder usar armas de longo alcance contra o território russo.
“Agora vemos todos os lugares onde a Rússia reúne esses soldados norte-coreanos em seu território, todos os seus campos. Poderíamos atacar de maneira preventiva, se tivéssemos a capacidade de atacar a uma distância suficiente”, declarou o presidente ucraniano.
Zelensky acusou seus aliados de “se contentarem em esperar que o exército norte-coreano comece a atacar os ucranianos”, em vez de fornecer as armas de longo alcance das quais seu país “tanto necessita”.
As potências ocidentais estimam que até 10.000 soldados norte-coreanos estejam sendo treinados na Rússia e prestes a reforçar Moscou no conflito.
A ofensiva russa na Ucrânia, lançada em fevereiro de 2022, rompeu os laços entre o Ocidente e o país governado por Vladimir Putin, cujos principais apoios agora são a Coreia do Norte e o Irã.
bur/fjb/cls/bc/cjc/jb/ic