Zeca Pagodinho, 66 anos, contribuiu para a distribuição de mais de 1 tonelada de alimentos só nos últimos meses para os moradores de Xerém, distrito de Duque de Caxias, município da Região Metropolitana do Rio, onde ele também mora. A boa ação é resultado de uma iniciativa do cantor, que doou 8 mil metros quadrados de terreno de sua propriedade no local para o cultivo de horta comunitária.
De acordo com o sambista, a ideia partiu de seu filho Luiz Carlos Silva, e logo foi colocada em prática, em julho deste ano. Antes coberta por pastagens, a área se tornou uma iniciativa social de grande impacto. De lá para cá, a “Horta Urbana de Xerém” já produziu mais de uma tonelada de alimentos, entre frutas, legumes e verduras, de forma saudável à mesa da comunidade.
+Zeca Pagodinho cede terreno e cria horta em Xerém para famílias carentes
+Zeca Pagodinho revela seus planos para o futuro: ‘Fazer quase nada’
“A vida tem que ser assim, ninguém pode viver sozinho. Tem que ser tudo dividido. É a vida, dividir o que eu ganhei”, declarou o cantor ao Globo Rural.
A iniciativa, batizada de Instituto Zeca Pagodinho, atua em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o projeto Cidade Sem Fome e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), incentivando a agricultura familiar através de aulas que ensinam moradores da região a plantar, com cursos de agricultura agroecológica.
A ideia da iniciativa é ensinar técnicas de plantio que permitam à comunidade transformar seus próprios quintais em espaços produtivos e sustentáveis. O projeto conta com 30 alunos participando de cursos sobre agricultura.