Quando o assunto são criptoativos, há bastante conteúdo na internet, inclusive o canal do youtuber brasileiro Rodrix Digital, que foca em falar sobre esse tema para uma audiência de quase 25 mil inscritos. Em sua descrição, o canal diz ser “um programa para mantê-lo informado sobre criptomoedas, Masternode, blockchain, DEFI e FinTechs”. E o que deu o que falar recentemente foi a criação do primeiro reality show de criptomoedas do país.

 

“Blockchainers”

 

Denominado  “Blockchainers – Surfando na onda Blockchain”, o reality não é tipo o Big Brother Brasil ou A Fazenda, sendo muito mais parecido com o Shark Tank. Nele, haverá três equipes, cada uma formada por um youtuber nacional. Em entrevista ao Cointelegraph Brasil, Rodrix comentou que a proposta do show será bastante diferente dos outros. Nele, as startups não precisarão se inscrever para ter a sua ideia avaliada por uma banca julgadora: cada youtuber criará a sua equipe, indo a campo para selecionar um negócio local que pode ser beneficiado com criptomoedas ou tecnologia de blockchain.

Atualmente, um uso comum para essas moedas virtuais são investimentos e transações digitais, a exemplo de e-commerces ou até mesmo sites de apostas esportivas como o brazino777, que além de boleto, transferência bancária e cartão de crédito, aceita pagamentos em bitcoin. O brazino777 facilita a vida dos seus usuários que gostam de fazer uma fezinha no time do coração com toda a segurança proporcionada pelos meios virtuais, também oferecendo benefícios como pacotes de boas-vindas e cashback.

Segundo Rodrix, os negócios escolhidos para participarem do “Blockchainers”  podem ser qualquer coisa, “desde um chaveiro de vila, o senhor que arruma sapatos, um carrinho de cachorro quente. A escolha do negócio é livre, até porque as criptomoedas nasceram para trazer uma nova economia mais inclusiva, justa e transparente. Então, não faz sentido limitar o programa em empresas de tecnologia ou do setor. Temos que ampliar nossa atuação e mostrar o potencial das criptomoedas e da tecnologia blockchain em todos os campos da sociedade”.

O reality será em parceria com a Dash Brasil, empresa nacional que representa o Dash, criptomoeda que não é tão popular por aqui, mas que pode ser usada como forma de pagamento para facilitar a vida de vendedores e consumidores. Para o show, os participantes utilizarão o Dash como forma de cobrança, o que irá promover essa moeda digital ao mesmo tempo em que moderniza modelos de negócio “parados no tempo”.

 

Estrutura do reality

 

Após selecionar os participantes a terem os seus negócios “modernizados”, os influencers de cada grupo precisarão fazer uma mentoria e ajudar o seu participante a criar um plano de marketing, implementar um sistema de pagamentos baseado em moedas digitais com ferramentas gratuitas, e trabalhar na inserção e transição para o campo tecnológico. Além desses youtubers, haverá um mentor para ajudar cada equipe a implementar a tecnologia no negócio.

O primeiro episódio será liberado neste próximo dia 31 de outubro, às 20h –  em celebração ao dia em que Satoshi Nakamoto postou o primeiro documento a respeito do Bitcoin, em 31 de outubro de 2008. Para a primeira temporada, estão selecionados os youtubers Nicolas Vieira, também embaixador da FTX no Brasil, corretora internacional de cripto; Luan Silva; e Ezequiel Gomes. Já os mentores serão Felipe Escudero, Rodrigo Miranda e Roberto Pantoja.

No total, a primeira temporada terá quatro episódios, exibidos diariamente entre 31 de outubro e 03 de novembro. Após o último dia, o canal abrirá uma votação popular para escolher o melhor modelo de negócios entre os três – ela começará no dia 04 de novembro e ficará aberta ao público até o dia 07 de novembro, às 12h. Às 20h do mesmo dia, todas as equipes, com youtubers e mentores, entrarão em uma live para anunciar os ganhadores do reality.