Brasil

YouTube apaga vídeo do canal de Bolsonaro por fake news sobre fraude nas eleições

YouTube apaga vídeo do canal de Bolsonaro por fake news sobre fraude nas eleições

Presidente Jair Bolsonaro em Brasília


O YouTube Brasil removeu nesta quarta-feira (13) um vídeo do canal o presidente Jair Bolsonaro (PL) por infringir as regras a plataforma. As informações são o jornal O Globo.

De acordo com a Novelo Data, consultoria de monitoramento do site, o vídeo foi publicado no canal de Bolsonaro no ia 12 de agosto e 2021, e mostrava uma entrevista do presidente à rádio Jovem Pan Maringá.

Na entrevista, Bolsonaro contesta a lisura das eleições de 2018, a mesma em que foi eleito, comenta sobre a CPI da Covid no Senado e critica o deputado federal André Miranda pelas acusações sobre a compra da vacina Covaxin.

Segundo a Novelo Data, esse foi o 35º vídeo apagado do canal de Bolsonaro por violação de alguma regra da plataforma. Agora, além de apagar conteúdo que propague falsas informações sobre a Covid-19, o YouTube possui uma nova regra que também obriga a remoção de vídeos que tragam alegações falsas sobre as urnas eletrônicas terem sido hackeadas na última eleição presidencial, e de que os votos foram adulterados.