Saúde da mulher

7 razões pelas quais seu xixi está com mau odor

Crédito: Freepik

Se você já sentiu um odor forte, desagradável e pouco característico em sua urina, não entre em pânico: isso não necessariamente significa que você tem algum problema de saúde. No entanto, é preciso estar atenta.

Espuma no xixi? Conheça 8 motivos para isso acontecer


+ Conheça os cheiros da vulva e o que eles indicam

Com informações da “Woman and Home”, confira sete razões pelas quais seu xixi está com mau odor e o que fazer sobre isso:

Desidratação

Se o seu xixi adquiriu uma coloração amarelo-escura e está cheirando mal, você pode estar sofrendo de desidratação. Isso pode ser resultado de uma dieta rica em sódio, por isso, atente-se aos alimentos que consome diariamente e certifique-se de consumir a quantidade ideal de água para seu peso.

Alimentos

Apesar de ser um vegetal delicioso, o aspargo tem um efeito colateral muito perceptível: faz sua urina cheirar mal. De acordo com uma pesquisa do “British Medical Journal”, 40% da população diz que pode sentir o cheiro de “xixi de aspargo” depois de consumir o vegetal. 

Além disso, brotos, cebola, alho, curry e até álcool podem alterar o odor de sua urina. Infelizmente, a única maneira de combater esse problema específico é parar de consumir esses alimentos. 

Infecção do trato urinário

Se sua urina estiver turva e malcheirosa, você sente dor ou queimação ao urinar e sua vagina e a parte inferior de seu abdômen doem, é provável que você tenha uma infecção do trato urinário (ITU).

Se você acha que pode ter uma infecção de urina, deve buscar tratamento o mais rápido possível. Dependendo de seu diagnóstico, seu médico pode prescrever líquidos, analgésicos ou antibióticos.

Gravidez

A urina com cheiro forte também é um dos primeiros sintomas da gravidez. “A gestação altera sua urina e, no início, você pode precisar fazer xixi com mais frequência”, explica a cofundadora da “Pee Sting”, Maya Mendoza”. 

“Isso acontece porque, durante a gravidez, você experimenta um aumento de cerca de 25% no sangue circulante, e muito disso se move pelos rins, o que cria mais urina. Muitas vezes, no começo, o xixi pode ter uma coloração mais clara, um pouco mais fluorescente. Isso pode ser devido à filtragem extra pelos rins e à eliminação de vitaminas do complexo B.”

No entanto, esses sintomas sozinhos não indicam gravidez. Outras alterações na urina no início da gestação incluem o aparecimento de partículas brancas que representam a leucorreia, um corrimento vaginal leitoso normal e saudável.

A gravidez também altera seu sistema imunológico e pode te deixar mais propensa a desenvolver cistite e candidíase. Se você acha que pode estar grávida, faça um teste de gravidez e fale com seu ginecologista para obter mais orientações. 

Medicamentos

Alguns remédios podem mudar a coloração e o odor de sua urina. Dentre eles, estão os medicamentos para diabetes: eles inibem os rins de reabsorver o açúcar de volta ao sangue, o que faz com que o ingrediente seja eliminado pela urina.

Os suplementos de vitamina B também podem ocasionar a urina com cheiro de peixe. Isso porque o organismo excreta o excesso da vitamina no xixi, podendo alterar, além do cheiro, a sua coloração.

Outros medicamentos, como antibióticos de penicilina e sulfonamida, antimaláricos e medicamentos para artrite reumatoide também afetam a cor da urina e causam um odor similar ao ovo podre.

Infecções sexualmente transmissíveis

Odor na urina pode ser um sinal de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Dentre elas, a clamídia, que pode infectar a bexiga, o colo do útero e o trato genital, a gonorreia e a tricomoníase.

Para certificar-se de seu diagnóstico, entre em contato com seu médico, realize exames e informe-se dos próximos passos.

Diabetes

É muito comum que a urina de pessoas diabéticas tenha um cheiro forte e doce. E se a doença não for controlada, a urina pode ter odor de acetona. Além disso, esses pacientes são mais propensos a desenvolver ITUs. 

+ Quais são os sintomas de diabetes?

Quando procurar tratamento médico

Na maioria das vezes, o odor urinário é inofensivo. Mas há alguns casos em que ele pode indicar um problema subjacente.

Se você está com dor lombar, dor ao urinar e sangue no xixi, você pode ter pedras nos rins. Se sua urina for acompanhado de icterícia, dor de barriga, náusea e vômito, há uma chance de você estar com insuficiência hepática. Em ambos os casos, você deve consultar um médico o mais rápido possível.