A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) prestou queixa de racismo, injúria e difamação na segunda-feira (31) contra Júlio Marcos Saraiva. A pré-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, de 78 anos, foi vítima de ofensas racistas feitas no perfil do administrador e morador de Belém (PA) no Facebook. As informações são do jornal O Globo.
De acordo com a parlamentar, um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), no Rio. Os ataques à deputada ocorreram na semana passada.
Ainda segundo O Globo, Saraiva criticou a consulta feita pela deputada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que levou a Corte a decidir pela destinação proporcional de recursos do fundo eleitoral e do tempo de TV para candidaturas negras. Na publicação, o administrador se referiu à parlamentar como “negra idiota” e “preta ridícula”, entre outras ofensas.
“Chega de racismo! Episódios assim não podem voltar a acontecer”, escreveu a parlamentar no Twitter.
Estou, neste momento, na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro do Rio, para prestar queixa pelo crime de racismo, injúria e difamação contra os ataques recebidos na última semana.
Chega de racismo! Episódios assim não podem voltar a acontecer. pic.twitter.com/Sx9t78pgxX
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) August 31, 2020