Xi pede ‘apoio mútuo’ a Lavrov para fortalecer Sul global

PEQUIM, 15 JUL (ANSA) – O presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira (15) ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, “apoio mútuo” nas relações entre os países.   

De acordo com a agência estatal chinesa Xinhua, Pequim e Moscou devem trabalhar para “unir os países do Sul global e promover o desenvolvimento da ordem internacional em uma direção mais justa e razoável”, disse o chefe de Estado ao principal diplomata russo às margens da cúpula de ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Xangai.   

Lavrov confirmou em comunicado que “várias questões de contatos políticos bilaterais nos mais altos escalões foram discutidas” com Xi na capital do gigante asiático. Entre elas, os preparativos para a visita do presidente Vladimir Putin à China para participar de uma conferência da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).   

A visita do chanceler de Moscou à China ocorre em um momento em que os Estados Unidos ameaçam impor tarifas de 100% à Rússia nos próximos 50 dias caso um acordo de paz com a Ucrânia não seja realizado. (ANSA).