PEQUIM, 6 FEV (ANSA) – O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou neste domingo (6) o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, por sua reeleição para mais um mandato de sete anos e ressaltou a “sólida relação” entre os dois países.   

“As relações entre a China e a Itália têm uma base profunda, uma base sólida na opinião pública e um sólido vínculo de interesses que constituem um exemplo para a comunidade internacional de respeito mútuo, de busca de um terreno comum, colocando as divergências de lado a favor da cooperação”, disse o líder chinês, segundo a agência estatal Xinhua.   

Segundo Xi, os dois países “estão colaborando ativamente na cooperação contra a pandemia, celebrando juntos o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas em 2020, cujas comemorações foram adiadas devido à crise da Covid-19”.   

Na mensagem, o presidente chinês acrescentou que dá “grande importância ao desenvolvimento das relações China e Itália”, declarando-se disposto a trabalhar em conjunto “para aprofundar a confiança política mútua entre os dois países, para ampliar intercâmbios e a cooperação em vários campos, promovendo relações para novos e contínuos resultados”.   

Xi ressaltou também que China e Itália “apoiam-se mutuamente na realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim de 2022”, que serão encerrados no próximo dia 29 de fevereiro, e “das Olimpíadas de Milão-Cortina em 2026”.   

Aos 80 anos, Mattarella foi reeleito no último dia 29 de janeiro para um novo mandato de sete anos, mesmo tendo dado vários sinais de que não queria continuar no cargo. Sua reeleição, porém, colocou fim a uma semana de impasse nas negociações entre os partidos italianos para chegar a um nome de consenso. (ANSA)