Esportes

Xi Jinping recebe presidente do COI a 10 dias da abertura dos Jogos de Inverno

O presidente chinês Xi Jinping recebeu o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, nesta terça-feira, a 10 dias da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno em Pequim, informou a agência estatal Xinhua.

A imprensa chinesa e fontes oficiais não divulgaram detalhes da reunião até o momento.


Bach chegou no sábado a Pequim e cumpriu um isolamento de três dias. Os Jogos de Pequim acontecerão em uma estrita bolha sanitária. Durante o evento, o presidente chinês receberá diversos líderes mundiais, algo que não acontece há quase dois anos.

A China, onde o coronavírus foi detectado pela primeira vez no fim de 2019, praticamente fechou as fronteiras em março de 2020.

Xi Jinping não saiu da China desde janeiro de 2020 e não recebe líderes estrangeiros desde março do mesmo ano, mas participou de várias reuniões internacionais por videoconferência.

Entre os líderes políticos aguardados em Pequim para os Jogos Jogos Olímpicos está o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Vários países ocidentais (especialmente Estados Unidos, Canadá e Reino Unido) anunciaram um boicote diplomático aos Jogos para denunciar as violações dos direitos humanos na China.

tjx/bar/ehl/pel/dr/fp