PEQUIM, 14 DEZ (ANSA) – O presidente da China, Xi Jinping, enviou nesta terça-feira (14) uma mensagem de condolências ao mandatário dos Estados Unidos, Joe Biden, pelas mortes provocadas pelos tornados do último fim de semana no país americano.
Segundo a emissora estatal CCTV, Xi exprimiu “profunda solidariedade e as sinceras condolências” ao povo dos EUA por causa do desastre. Na última segunda (13), a agência chinesa de cooperação internacional já havia oferecido assistência humanitária de emergência.
China e EUA protagonizam uma escalada das tensões nos últimos meses, especialmente por causa do status de Taiwan, ilha independente que Pequim reivindica como sua.
O presidente Biden já anunciou inclusive um boicote diplomático às Olimpíadas de Inverno de 2022, que serão realizadas na capital chinesa, devido a violações dos direitos humanos da minoria muçulmana uigur em Xinjiang.
Até o momento, os tornados nos EUA já deixaram pelo menos 74 mortos em Kentucky, seis em Illinois, quatro no Tennessee, dois no Arkansas e dois no Missouri.
O governador de Kentucky, Andy Beshear, chegou a falar que temia mais de 100 vítimas apenas em seu estado, porém alguns funcionários de uma fábrica de velas de Mayfield, que concentra o maior número de mortos, conseguiram sobreviver.
“Estamos trabalhando para verificar a informação da fábrica de velas de que há apenas oito mortes confirmadas [na indústria], o que seria o milagre de Natal pelo qual esperávamos. Temíamos algo muito pior”, afirmou Beshear na noite de segunda.
Ainda assim, o governador de Kentucky disse que certamente o balanço de vítimas no estado vai aumentar. (ANSA).