PEQUIM, 24 FEV (ANSA) – O presidente da China, Xi Jinping, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, conversaram por telefone nesta segunda-feira (24) e reafirmaram a “amizade” entre os dois países na data que marca o terceiro aniversário da invasão da Rússia à Ucrânia.
“Pequim e Moscou são verdadeiros amigos que se apoiam mutuamente”, disse Xi, citado pela imprensa estatal chinesa, reforçando ainda que seu país aprova “os esforços positivos realizados pela Rússia e pelas partes interessadas em resolver” o conflito, em referência ao encontro ocorrido na última semana em Riad, na Arábia Saudita, entre representantes russos e americanos.
O presidente também lembrou Putin que, em setembro passado, China, Brasil e alguns países do Sul Global “fundaram, em conjunto, o grupo ‘Amigos da Paz’, a fim de criar uma atmosfera para promover uma solução política para o conflito”.
Já Putin garantiu “estar empenhado em eliminar as causas profundas da guerra entre Rússia e Ucrânia e em chegar a um plano de paz sustentável e duradouro”.
De acordo com o Kremlin, o reforço da cooperação bilateral entre Moscou e Pequim “é estratégico, sem influências externas e não se volta contra ninguém”. (ANSA).