Xi deve fazer discurso pela paz na Ucrânia em 24 de fevereiro

ROMA, 17 FEV (ANSA) – O presidente da China, Xi Jinping, deve fazer um discurso em defesa da paz na Ucrânia no próximo dia 24 de fevereiro, data do primeiro aniversário da invasão russa ao país.   

A informação foi passada pelo diretor da Comissão Central de Relações Exteriores do Partido Comunista Chinês, Wang Yi, durante uma visita oficial à Itália como parte de um tour pela Europa.   

“Xi fará um discurso de paz por ocasião do primeiro ano da guerra”, disse nesta sexta-feira (17) o ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, que se reuniu com o dirigente de Pequim em Roma na última quinta (16).   

“Ele insistiu na paz, disse que a China quer a paz, e eu espero que a China faça pressões reais sobre a Rússia”, acrescentou Tajani.   

Durante o encontro entre os dois, o ministro italiano declarou que Pequim pode “desempenhar um papel fundamental na busca pela paz” na Ucrânia, embora o país asiático relute em condenar a Rússia pela invasão.   

“Aquilo que a China sempre fez é promover a paz e as negociações”, diz uma nota divulgada pela diplomacia chinesa, acrescentando que é necessário “encontrar uma solução aceitável para todos”. (ANSA).