O cantor Xand Avião anunciou, por meio de um vídeo em suas redes sociais que, há quatro anos, recebeu um diagnóstico de psoríase, doença crônica que afeta a pele. O artista disse que tinha vergonha das lesões provocadas pelo problema e que, no início, não conseguia nem sair de casa.

O artista não está sozinho na luta contra essa doença de pele. A socialite Kim Kardashian, a cantora Britney Spears e a atriz Cameron Diaz também já revelaram publicamente conviver com o problema.

Apesar de não ter cura, a psoríase é controlável e permite que as pessoas vivam normalmente. De acordo com o médico Daniel Botelho, a doença é inflamatória de pele, relativamente comum e não contagiosa.

A psoríase caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

“A causa da psoríase ainda é desconhecida e, embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes. Atinge homens e mulheres, em qualquer idade. Ele pode ocorrer desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas, acometendo grande área da superfície corporal. Os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, com lesões em ambos os lados do corpo”, explica.

Ainda de acordo com o médico, os principais sintomas da psoríase são: manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas, pequenas manchas brancas ou escuras após melhora das lesões avermelhadas, pele ressecada e rachada e coceira, queimação e dor.

“Os sintomas podem variar entre os pacientes e o grau da doença, mas há aqueles que são mais normais, como manchas vermelhas, pequenas manchas brancas, coceira e pele ressecada. A psoríase é uma doença cíclica, ou seja, os indícios desaparecem e reaparecem regularmente”, conclui.